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Você sabia que os livros infantis auxiliam no desenvolvimento humano?

Na literatura infantil e juvenil, há uma abundância tanto de textos realistas, por um lado, quanto de obras mais fantasistas, por outro, bem como de narrativas que se encontram em um imbricamento de ambas as tendências. O livro infantil e juvenil é um objeto verbo-visual, com elementos que favorecem uma leitura atenta e pormenorizada.

Ler para seus filhos possuí vários benefícios. Em primeiro lugar, é uma maneira maravilhosa de compartilhar experiências e ajudá-los a entender o mundo ao seu redor. Se você lê para seus filhos regularmente, mostra que eles são importantes para você. Que você sempre terá tempo para eles. Também significa que eles crescerão apreciando e tendo uma atitude positiva em relação à leitura e aos livros.

Os pais são os primeiros influenciadores na vida de uma criança. Ao ler livros em voz alta e falar sobre as histórias, você cria uma experiência social em torno dos livros infantis. Quanto mais você falar sobre os livros que lê e se divertir juntos, melhor. Isso cria a base para um leitor feliz. Assim que eles puderem ler com você, certifique-se de fazer com que se sintam seguros e de dar-lhes todo o tempo de que precisam, para que seja uma experiência positiva. Isso os prepara para serem leitores para o resto da vida. Aproveite essas dicas e realize gratuitamente o download de livros para a idade do seu filho.

Cinco benefícios de ler com seu filho:

1. Ao ler em voz alta para seus filhos, você pode encontrar uma palavra que eles ainda não conhecem. Há uma oportunidade de enriquecer o vocabulário, pause a leitura e fale sobre o significado da palavra.

2. Ler em voz alta para as crianças também pode ajudar no desenvolvimento da linguagem e da fala, e não apenas para crianças pequenas – também ajuda as crianças mais velhas a entenderem a gramática e a estrutura das frases corretas.

3. Ouvir e ler histórias permite que as crianças imaginem suas próprias histórias, fomentando a sua criatividade, usando o enredo e o personagem, ajudando-as a construir uma imaginação melhor.

4. Também pode ajudar a aumentar a capacidade de atenção, uma vez que as crianças praticam o silêncio e usa as habilidades de escuta durante a leitura.

5. Frequentemente, proporciona bons momentos de discussão e de aprendizado.

Ao colocar o real valor da leitura na vida das crianças, você está aumentando a chance delas se tornarem verdadeiras leitoras. Ler é a habilidade central por trás de quase todas as facetas da aprendizagem. Crianças que leem diariamente desde tenra idade têm melhor desempenho em seus boletins – sem mencionar os benefícios de relacionamento aprimorado de uma sessão de leitura confortável entre pais e filhos. Recebemos dezenas de livros todos os meses para considerar para revisão. Sabemos que as crianças têm interesses e estilos de vida diferentes e fazemos o nosso melhor para apresentar uma lista diversificada de livros para todas as idades:

Ler para bebês também é uma ótima maneira de envolvê-los nos sons e ritmos da fala, o que é crucial para o desenvolvimento da linguagem. Em um estudo publicado pela Universidade do Canadá, crianças de 18 a 25 meses, cujos pais disseram que liam para eles regularmente por um ano, podiam dizer e entender mais palavras do que aqueles cujos pais não liam. É difícil provar se essas vantagens duram, mas muitos pais estão convencidos de que a exposição precoce aos livros faz uma diferença a longo prazo, tanto aumentando as habilidades linguísticas das crianças quanto tornando-as mais dispostas para aprender a ler.

A chave para criar leitores para a vida toda é o envolvimento dos pais. A jornada da alfabetização é um caminho de aprendizado contínuo – os pais têm o poder de motivar os filhos por meio do exemplo e mantendo-se conectados. Além de ajudar as crianças a selecionar livros adequados à idade que atendam aos seus interesses, há muitas coisas que os pais podem fazer para ajudar a criar um hábito de leitura saudável.

Contagem de palavras: 0-100

Estes são os livros que chamamos de primeiros livros dos bebês (embora eles devessem realmente ser chamados de primeiros brinquedos para bebês!)

Se você tem uma história sobre canções de ninar ou conceitos básicos, como formas ou cores, então você pode estar escrevendo um livro de quadro. Nesse nível de idade, o personagem principal é muito jovem ou até mesmo um animal, mas normalmente não há um enredo. Estes podem até ser divertidos, livros de novidades como brincadeiras de dedos.

Nessa faixa etária o eBook (livro digital) deve ser lido preferencialmente por um adulto, pois de acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS) crianças menores de 2 anos não devem ter contato com telas.

Nesta fase, inicia-se o desenvolvimento mental, do reconhecimento da realidade pelo tato, fase de descoberta de si mesmo e das pessoas ao seu redor. Por isso, há muita necessidade de contatos afetivos, para que sejam explorados os sentidos do mundo e novas descobertas, por meio da conquista da linguagem, presente no jogo simbólico.

Nessa faixa etária, as crianças demonstram aumento constante de vocabulário e utilizam sentenças simples (formadas de três a quatro palavras), criando palavras para expressar suas necessidades. Gostam de bater palminhas, imitar gestos e sons; de dramatizar livremente; de ouvir os adultos repetir sílabas que pronunciam e encontram grande satisfação em ouvir, pois as palavras valem pelo som que produzem. Interessam-se pouco pelo conteúdo das histórias por não apreenderem a sequência lógica dos fatos. Gostam de ouvir histórias curtas e rimadas e de observar gravuras e ouvir músicas. Sua atenção é dispersiva.

SUGESTÕES: histórias de bichos; contos rítmicos que sejam leves, lúdicos, bem-humorados e curtos; histórias de repetição; histórias utilizando as mãos ou os dedos; histórias utilizando muitas imagens; histórias dramatizadas com sons e gestos.

Contagem de palavras: 250-1.000 (o ponto ideal atual é 500 palavras ou menos e alguns livros de imagens podem ter menos de 100 palavras ou mesmo nenhuma!)

Ah, livros ilustrados. De todos os níveis de idade dos livros infantis, este é o que todos pensam e o que mais se popularizou.

Essas joias são normalmente um layout de 32 páginas que usa ilustrações para ajudar a contar uma história. O personagem principal está na pré-escola ou jardim de infância (mas pode ser um animal) e normalmente é contado na terceira pessoa.

Esses livros são feitos para serem lidos em voz alta, então divirta-se com a escolha de palavras, incluindo o uso de palavras maiores. Se a palavra ajuda a levar a história adiante e a torna agradável para o leitor, ela é perfeita para usar!

Nessa faixa etária, as crianças encontram-se na fase do realismo imaginário. Para elas, a imitação representa a realidade, e todas as coisas são vivas e dotadas de intenções e sentimentos. É a fase em que conquistam a própria linguagem e fixam-se como ouvintes. Assim, apresentam maior capacidade de concentração. Gostam de brincar com jogos, adivinhas e possuem maior compreensão da sequência lógica.

Contagem de palavras: 1.500-2.000

É muito emocionante quando uma criança pode começar a ler por si mesma. As crianças ficam orgulhosas e os pais ficam maravilhados ao ver as crianças lendo.

Semelhante aos níveis de idade anteriores para livros infantis em personagem e enredo, as publicações são criadas com temas alegres e normalmente voltados para o mercado educacional. No entanto, o enredo às vezes é ainda mais simples e os escritores estão restritos a uma linguagem rigidamente controlada e à escolha das palavras pelos editores porque esses livros devem atingir níveis de leitura específicos. E eles não terão absolutamente descrição. Em vez disso, você só deve usar ação e diálogo para contar a história.

Nessa faixa etária, as crianças já possuem uma capacidade de expressão verbal mais desenvolvida e maior capacidade de concentração, sendo capazes de ouvir histórias por um tempo maior, bem como repetir sua sequência. Ainda não há diferenciação da realidade externa e os produtos da fantasia infantil, mas já têm mais noção de limites e de certo ou errado. Entretanto, o tempo ainda não tem significação, não há precisão sobre passado nem futuro, a vida é o momento presente. Para Jean Piaget (1999), essa é uma etapa animista, pois todas as coisas são dotadas de vida e vontade. Assim, o elemento maravilhoso (como fadas, bruxas) começa a despertar o interesse da criança.

 

SUGESTÕES: contos sobre a origem das coisas; histórias de bichos; pequenos contos de fadas com enredo simples e poucas personagens, principalmente quando as personagens são crianças; história da vida real: crianças, famílias e comunidade; histórias acumulativas e de repetição; histórias de exemplos; histórias de objetos e animais humanizados; histórias improvisadas; histórias rítmicas e rimadas.

Contagem de palavras: 25.000-50.000 (o ponto ideal é cerca de 35.000, mas alguns gêneros, como fantasia, podem ultrapassar 50.000 palavras).

Esses livros normalmente têm um personagem principal que é 2 a 4 anos mais velho do que o leitor pretendido mais jovem. Normalmente, entre 11 e 13. E eles têm arcos de personagem interessantes! Os personagens principais podem ser imperfeitos e amáveis ​​e os personagens secundários devem começar a brilhar nesses livros.

O enredo será uma estrutura de história de três atos em que o personagem principal precisará de espaço para cair em desgraça por realmente machucar alguém, então levar o comprimento do livro para lutar para se redimir. Esses livros têm um ritmo mais lento do que os livros com capítulos para abrir espaço para a emoção e o mistério.

Os temas normalmente giram em torno do ensino médio ou um evento que seria traumatizante para uma criança de 9 a 12 anos.

Embora não haja limites técnicos de linguagem, você ainda deve manter sua história apropriada para a idade.

Nessa fase, a criança tem interesse em ler e escrever e sua atenção está voltada para o significado das coisas. Além disso, já inclui outras pessoas no seu universo, valorizando muito estar em grupos, agindo cooperativamente. Seu pensamento está se tornando estável e lógico, mas ainda não é capaz de compreender ideias totalmente abstratas, só conseguindo raciocinar a partir do concreto. Já aceita textos mais longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto. É um período em que as crianças prezam pela socialização, ou seja, cooperam bastante e apreciam a companhia de pessoas de sua idade, formando pequenos grupos de amigos. Possuem maior capacidade de concentração, ou seja, esperam a sua vez em conversas, escutam outras pessoas falando, interessam-se por histórias mais longas e com enredos simples. Nessa fase, há muita sensibilidade à fantasia.

A partir dos 12 anos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a pessoa está na pré-adolescência. É a época em que há domínio de noções abstratas de tempo, espaço, número, semelhança e diferença. A criança penetra no mundo real e começa a interessar-se pelos atos heroicos, pelo romantismo. É a fase dos romances de aventura e amor.

Essas sugestões consideram os estudos da Psicologia e da Neurociência, no entanto, é importante conhecer melhor a criança para quem você irá contar ou ler as histórias, verificando rapidamente as características dos estágios de desenvolvimento, propostos por Jean Piaget (1999), que servem de parâmetro para uma possível aplicação na leitura. É, também, relevante considerar tanto os gostos que a criança demonstra ao concentrar-se ou não numa determinada história, quanto a cultura local. Para esse autor, a criança passa por fase de transição fundamental entre ação e operação, ou seja, entre aquilo que separa a criança do adulto.

Aplicada ao desenvolvimento da leitura na criança, pressupõe-se, também, que o leitor passa por fases previamente determinadas, mas há sempre as exceções, as questões ligadas às necessidades especiais das crianças: problemas neurológicos, motores, intelectuais etc. O mais importante de tudo dito até aqui é nunca perder de vista que a contação/leitura de histórias é arte, por isso deve primar pelo prazeroso e lúdico, nunca forçando a criança a ouvir/ler uma literatura que não agrade, ou que ela não consiga acompanhar, sob pena de fazer com que não queira mais essa experiência.

 

SUGESTÕES: histórias de crianças agindo juntas, animais e encantamentos; contos de fadas mais elaborados; aventuras no ambiente próximo: família e comunidade; histórias humorísticas; lendas; mitos; histórias verídicas e religiosas; narrativas de viagens; histórias com muita ação. Os contos populares são muito apreciado. Contos de heróis; biografias e romances.