Fábulas de Esopo

eBook [PDF]

Título: Fábulas de Esopo
Autor: Justiniano
Instituição: JAHR
Ano: 2002
Nº de Páginas: 165
Tipo: Livro Digital
Formato: .pdf
Licença: Domínio Público

Descrição 

Quem não conhece a famosa história da lebre e da tartaruga, aquela em que a lebre, tão convencida, acaba perdendo a corrida? E a fábula do velho, da criança e do burro? Ou então a lenda do pastorzinho mentiroso que de tanto dar falsos alarmes acabou ficando sem suas ovelhas?

Pois é, se essas pequenas histórias são famosas entre nós, pouco se conhece sobre quem foi Esopo, o escritor dessas fábulas. Na verdade, não se sabe se Esopo, um suposto escravo grego, existiu ou não, mas o certo é que as histórias a ele atribuídas vêm sendo contadas e recontadas há mais de 2500 anos. Sempre curtas e bem-humoradas, na maioria dos casos as fábulas de Esopo têm como protagonistas os animais e são reflexões sobre comportamento e costumes do cotidiano dos homens.

Valorizando o caráter universal e intemporal dessas pequenas jóias da literatura mundial, as histórias e os desenhos desta coletânea foram selecionados dentre as várias centenas de edições das Fábulas de Esopo, publicadas sobretudo na Europa e nos Estados Unidos, e seu conjunto exemplifica não só o apelo internacional desta obra como a diversidade visual que a acompanhou através dos tempos.

Fábulas contidas no livro

O galo e a pérola. O cão e a máscara O cão e a carne. A mosca e o carro. O homem e a doninha. O Sol e as rãs. A galinha dos ovos de ouro. O lobo e o cordeiro. O cão e a ovelha. O lobo, o veado e a ovelha. O galgo velho e seu amo. O leão, a vaca, a ovelha e a cabra. A rã e o rato. O ladrão e o cão. A mosca e o coche. Os membros e o estômago. O parto da montanha. A serpente e a lima. O leão velho. A águia e a tartaruga. O mono e a raposa. Os dois viajantes. As duas cadelas. O homem e a víbora. As pombas e o gavião. O leão e o burro. O pavão e Juno. O galo e a raposa. A águia e a raposa. O bezerro e o boi velho. As rãs querendo um rei. O lobo e a garça. O lobo e o cabrito. O corvo e a raposa. As lebres e as rãs. Os lobos e as ovelhas. O rato da cidade e o do campo. Os pássaros e a andorinha. A raposa e o socó. O lenhador e a morte. O lobo e o dogue. A gralha e os pavões. A formiga e a mosca. O lobo e o cavalo. A rã e o touro. O morcego e as aves. O corcel e o sendeiro. O lenhador e a mata. A raposa e as uvas. O gavião e o sabiá. O burro e o almocreve. A rata e o gato. O lobo e o pastor. O cachorrinho e o burro. O gavião e a sua mãe. O leão e o rato. A pomba e a formiga. A porca e o lobo. O calvo e a mosca. O cordeiro e o lobo. O lobo, a raposa e o macaco. O caniço e o carvalho. O lobo e o burro. O veado e suas pernas. O leão e o macaco. A pulga e o camelo. Os carneiros e o carniceiro. O cavalo e o veado. A águia e as outras aves. O leão e a raposa. O leão e o homem. As duas panelas. O cão e o jardineiro. A doninha e a raposa. O carreiro em apuros. O velho barqueiro e o moço. O corvo e o escorpião. A cabrita e seu filho. Hércules e os Pigmeus. O caçador e a cobra. A cigarra e o rouxinol. O hortelão e o burro. A gralha e a ovelha. A formiga e a cigarra. O leão e o burro. O veado no curral. O lobo e a raposa. O caçador e o urso. O leão e o mosquito. Esopo e o mal criado. O solitário e o seu urso. O feixe de varas. A lebre e a tartaruga. A gata mudada em mulher. A mercadora de leite e seus cálculos. A peste dos animais. O lavrador, seu filho e o burro. A assembléia dos ratos. Os ladrões e o burro. A coruja e seus filhos. Os dois burros. O rato ermitão. A águia, a gata e a porca. A batalha dos ratos. O burro coberto com a pele do leão. O galo, o gato, e o ratinho. As vespas.e as abelhas. Os touros e a rã. O burro e a sua prosápia. Os perus e a raposa. A avidez castigada. A torrente e o rio. O cão fiel. O rato e o elefante. Os dois galos. A raposa sem rabo. A canoa boiando. Os dois burros. O veado e a vinha. O pobre e o rico.